sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Kalbelyas, as ciganas do Rajhastão (India) e a Dança Rajasthani

   
Yasmine Amar Kaur - Kalbelyas
       No deserto do Thar podemos apreciar uma das mais sensuais danças do Rajastão.

Kalbelya dance ou ainda Rajasthani Dance é o nome desta forma de dança representada pela tribo cigana com o mesmo nome. Estas danças são parte integral da cultura desta comunidade.
          Kalbelya, tribo nômade do deserto cuja principal ocupação é caçar cobras para comercializar seu veneno, também é conhecida como Sapera.

          Os movimentos dessa dança folclórica lembram a sinuosidade da cobra, mas também falam da moça da aldeia que vai casar, sua despedida, a confecção do sari vermelho, a vaidade e a preparação que envolve todo esse grande acontecimento.
          A música é tarefa dos homens, exímios intérpretes de instrumentos como o Pungi, Dufli, Beer, Khanjain, Morchang, Khuralio ou do Dholak. As danças são na maioria dos casos interpretadas pelas mulheres, que usam vestidos pretos e vermelhos escuros.
        Dentre as danças Kalbelia, podemos citar a dança Matkee (dançada com diversão diária, por várias mulheres em círculo - no vídeo da Unesco, ela é apresentada em 3:26), a dança Loor (apresentada durante o festival da cores, ou Holi - no vídeo da Unesco, ela é apresentada em 4:40) e a dança da Serpente (que apresenta movimentos que lembram as serpentes - no vídeo da Unesco, ela é apresentada em 7:16).

         Tanto a música quanto a dança dos Kalbelia fazem parte de uma tradição oral. Em outras palavras, não existem livros ou manuais que as ensinem ou descrevam. Tudo é passado para as novas gerações de maneira verbal ou através da observação.
Yasmine Amar - Kalbelyas Fusion - SESC

           Em 2010, passaram a fazem parte da lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO.
 
           Minha experiência com esta dança foi no intuito de trabalhar uma fusão étnica contemporânea. No entanto, a força da música e dos movimentos acabaram me levando a aprofundar no estudo do folclore em si. É uma dança forte, envolvente. Quando estudamos um folclore devemos nos despir das posturas de outras danças. Mesmo que seja com intuito de executarmos uma fusão. Inicialmente compreendemos a forma estudada em sua essência para então fusionar.
Coleena Shakti em Deserto do Thar

            Uma dançarina que realizou uma pesquisa incrível, produzindo um documentário belíssimo com as kalbelyas, é a Colleena Shakti. Esse documentário pode ser encontrado no You Tube com o título "The Power of Dance - Colleena Shakti" e fala sobre a força dessas mulheres que sobrevivem às agruras do deserto:


 
 


Fontes Bibliográficas:

KALBELIA, A DANÇA DOS CIGANOS DO DESERTO DO THAR

Escrito por RUI PEDRO FONSECA em 2010-01-26 18:10:55
 

Danças Ciganas: Kalbelia

 http://grupoamaryllis.blogspot.com.br/2013/04/dancas-ciganas-kalbelia.html 

domingo, 7 de abril de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário